Professor Adjunto/ Professor

 

 

 

 

 

 

 

Pós-Doutorandos/ Post Doc students

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Doutorandos/ Ph.D. students

 

 

 

 

 

 

 

Mestrandos/ Master students

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciação Científica/ Undergraduate

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Início

Equipe

Projetos

Publicações

Fotos

Links

As esponjas

Page Title

DEMOSPONGIAE

Demospongiae é a classe mais diversa do filo Porifera, representando cerca de 83% do número total de esponjas. Possui espécies de ambiente marinho e dulcícola, ocorrendo em todas as profundidades e latitudes. Apresentam gêneros que não possuem esqueleto, como por exemplo, Chondrosia Nardo, 1833, Halisarca Johnston, 1842 e Hexadella Topsent, 1896. Quando presente, o esqueleto pode ser constituído por espículas de sílica e complementado ou substituído por fibras de colágeno. As demosponjas possuem sistema aquífero leuconoide e podem ser ovíparas, vivíparas ou ovovivíparas.

 

HEXACTINELLIDA

Os representantes da classe Hexactinellida são conhecidos como esponjas de vidro e representam cerca de 8% do filo. São espécies exclusivamente marinhas e predominantemente de águas profundas (> 500 m), ocorrendo em águas rasas (acima de 20 m) apenas em quatro localidades registradas até o momento: Antártica, sul da Nova Zelândia, cavernas submarinas no Mediterrâneo e águas costeiras do Pacífico Norte. Possuem forma de corpo variável, com coloração discreta e esqueleto composto por espículas de sílica, em sua maioria com seis raios (simetria hexactinal) que também podem ser fusionadas por depósito secundário de sílica. Todo o corpo da esponja é formado por um tecido sincicial contínuo, chamado de retículo trabecular, caracterizado por uma massa de células fusionadas. Essa continuidade permite que alimentos e sinais elétricos passem por todo o animal. As espécies dessa classe possuem sistema aquífero leuconoide ou siconoide e podem ser vivíparas ou ovovivíparas.

 

HOMOSCLEROMORPHA

A classe Homoscleromorpha compreende o menor grupo dentro do filo, representando cerca de 1% das espécies e até recentemente era considerada uma subclasse de Demospongiae. Gazave e colaboradores (2012), utilizando ferramentas moleculares demonstraram que Homoscleromorpha é, na verdade, um clado distinto de Demospongiae, representando a quarta classe do filo Porifera e é composta por duas famílias: Oscarellidae e Plakinidae. A classe é constituída por espécies marinhas, especialmente de águas rasas, com apenas algumas espécies encontradas abaixo de 100 m de profundidade. A maioria das espécies tem forma incrustante ou grumosa com superfície lisa e sua coloração pode ser bem variável, inclusive intra-especificamente como, por exemplo, na espécie policromática Plakina kanaky Ruiz & Pérez, 2015, que se apresenta com morfotipos amarelo, vermelho, verde e azul. Possuem sistema aquífero leuconoide ou sileibide e seu esqueleto, quando presente, é composto por espículas de sílica. É a única classe que possui membrana basal, composta de colágeno tipo IV subjacente à coanoderme e à pinacoderme. Seus representantes podem ser vivíparos ou ovovivíparos.

 

CALCAREA

A classe Calcarea representa cerca de 8% das espécies de esponjas e são muitas vezes negligenciadas por serem, em sua maioria, pequenas e inconspícuas. Seus representantes são exclusivamente marinhos, ocorrendo em águas rasas e, às vezes, profundas, vivendo em ambientes crípticos como cavernas e interstícios de substrato rochoso. É a única classe que possui espículas de carbonato de cálcio, depositadas na forma de Mg-Calcita e que possui todos os cinco tipos de sistemas aquíferos. A classe possui espécies vivíparas ou ovovivíparas.