Início

As esponjas

Equipe

Projetos

Publicações

Fotos

Links

Page Title

A expedição PACOTILLES (Padrões de diversidade e Conectividade nas Pequenas Antillas), coordenada pelos pesquisadores franceses Cécile Fauvelot e Thierry Pérez, ocorreu no âmbito do projeto de colaboração franco-brasileira LIA MARRIO.

 

A equipe foi integrada por pesquisadores de diferentes nacionalidades, incluindo dois membros do LaBiPor, Fernanda Azevedo (pós-doc) e Báslavi Cóndor Luján (doutoranda).

 

Esta expedição foi realizada a bordo no navio francês ANTEA que percorreu 10 ilhas das Pequenas Antilhas: Anguilla, Antigua e Barbuda, Saba, Saint Martin, Guadeloupe, Martinique, St. Lucia, St. Vicent, Union Island e Les Grenadines (Bequia e Mayreau). Consistiu de duas pernadas que contaram com o revezamento da equipe científica. F. Azevedo participou da LEG1, embarcando no dia 21/04/2016l e desembarcando no dia 11/05/2016 em Guadeloupe. B. Cóndor-Luján continuou a campanha embarcando na LEG2 no dia 13/05/2015 na Martinica. O desembarque final foi na Martinica no dia 01/06/2016.

 

O objetivo principal desta expedição foi elucidar os padrões de conectividade evolutiva entre as ilhas e recifes das Pequenas Antilhas, através da estimação de espécies e das diversidades genéticas em cada ilha/recife. Para isso, foram usados três grupos abundantes nestes ambientes: algas, corais e esponjas. O  objetivo específico do LaBiPor foi obter amostras de esponjas calcareas para conhecer a diversidade e distribuição desta classe no Mar do Caribe e avaliar a conectividade genética de algumas espécies modelo: Clathrina aurea, Clathrina sp. nov. e Leucetta floridana.

 

As operações foram principalmente realizadas mediante mergulho autônomo, porém algumas coletas em apneia foram realizadas. Um pequeno fragmento foi removido de cada esponja para análise morfológica e molecular. O processamento das amostras foi realizado no laboratório úmido do navio. As amostras foram fixadas em etanol e em alguns fixadores histológicos e estocados no freezer quando necessário.

 

Como resultado de esta expedição, cerca de 700 amostras de 47 estações foram coletadas e estão sendo analisadas pela equipe do LabiPor.

 

Link para seguir as atualizações de PACOTILLES: https://www.facebook.com/Expedition-Pacotilles-Patterns-of-Diversity-in-the-Lesser-Antilles-101599900176391/?fref=ts

 

Figura 1: Navio francês ANTEA

Figura 2: Equipe da primeira pernada PACOTILLES

Figura 3: Equipe da segunda pernada PACOTILLES