FILO CHAETOGNATHA
Os Chaetognatha são organismos exclusivamente marinhos com ampla distribuição geográfica, encontrados em todos os mares e oceanos do mundo (Pierrot-Bults, 1996; Vega-Pérez & Liang, 1999). Com exceção da família Spadellidae, que possui hábito bentônico, as demais são planctônicas. As maiores densidades estão localizadas na zona epipelágica (até 300 m de profundidade), sendo frequentes e abundantes em regiões neríticas e oceânicas (Pierrot-Bults & Nair, 1991, Casanova, 1999; Arruda et al., 2010).
De maneira geral, sua distribuição é limitada pelas propriedades das massas de água, em razão de sua sensibilidade às variações de temperatura e salinidade, sendo considerados bons indicadores para delimitar regiões biogeográficas marinhas (Mulkana & MacLlwain, 1973; Vega-Pérez & Liang, 1999).
Os quetognatos são organismos hermafroditos protândricos, deuterostomados, filogeneticamente isolados, com simetria bilateral e com o corpo dividido em cabeça, tronco cilíndrico e cauda pós-anal achatada dorsoventralmente. Externamente, a divisão cabeça-tronco é marcada por um pescoço delgado, mas internamente as regiões do corpo são separadas por septos. Os septos aparecem nas divisões cabeça-tronco e tronco-cauda (Ruppert et al., 2005; Vega-Pérez & Schinke, 2011).
São importantes predadores que se alimentam principalmente de copépodes e ovos e larvas de peixes e podem atuar como hospedeiros intermediários de parasitas de peixes (Nematoda e Trematoda), uma vez que são predados por peixes planctófagos (Pierrot-Bults, 1996; Ávila et al., 2006).
As primeiras coletas de espécimes deste filo em águas brasileiras foram feitas por Charles Darwin, em 1844. A literatura mostra que trabalhos sobre a biodiversidade deste filo são escassos e incompletos. Até o ano de 2011, 209 espécies de Chaetognatha foram descritas no mundo. Destas, 29 espécies ocorrem no Atlântico Sul e 25 em águas brasileiras (Vega-Pérez & Schinke, 2011). Estudando os quetognatos da Bacia de Campos, verificamos a presença de 17 espécies pertencentes às famílias Krohnittidae, Pterosagittidae, Eukrohniidae e Sagittidae (4 famílias, 13 gêneros e 17 espécies).