|English


Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves


festeves@oglobo.com


Curriculo Lattes

Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves


Nasci a 4 de setembro de 1950 no município de Cascavel (CE) e migrei para o Rio de Janeiro em 1959. Formei-me em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1973, e no mesmo ano ingressei no doutorado na Christian Albrecht Universitaet, Kiel e Max-Planck-Institut fuer Limnologie, na cidade de Ploen (Alemanha), sob a orientação de Harald Sioli. Retornei ao Brasil em outubro de 1978 e a convite do Prof. José Galizia Tundisi, ingressei, como Professor Adjunto, na Universidade Federal de São Carlos (SP).

Minha produção científica compreende mais de duas centenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior e vários livros, sendo a obra de maior destaque o livro “Fundamentos de Limnologia”, pelo seu pioneirismo como manual em língua portuguesa e pelo seu papel na formação dos ecólogos aquáticos brasileiros e da América Latina. Minha atividade acadêmica se confunde com a história recente da Limnologia brasileira, visto que fui um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Limnologia no ano de 1982, atual Associação Brasileira de Limnologia, da qual também fui presidente e por ser o criador da Acta Limnologica Brasiliensia.

Considero uma das contribuições mais relevantes da minha carreira a criação do Instituto NUPEM/UFRJ, que se tornou um dos principais centros de pesquisas e ensino do interior do Estado do Rio de Janeiro e foi também o “embrião” do Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro no município de Macaé. Além disso, liderei o movimento científico, social e político que resultou na criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ), a única unidade conservação federal que preserva ecossistemas de restinga no Brasil.

Um das contribuições mais relevantes da carreira do Professor Francisco de Assis Esteves foi a criação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ), que se tornou um principais centros de pesquisas e ensino do Norte fluminense e foi também o “embrião” do Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro no município de Macaé. Além disso, liderou o movimento científico, social e político que resultou na criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ), a única unidade conservação federal que preserva ecossistemas de restinga no Brasil.

Já formei grande número de mestres e de doutores em ecologia, que atuam na iniciativa privada, na academia e em Organizações Não Governamentais em todo o território nacional.



Áreas de atuação:
  • Limnologia Geral
  • Recuperação de Ambientes Aquáticos
  • Educação Ambiental


<< Anterior                Próximo>>

Voltar ao índice Equipe