|English


Processos Ecossistêmicos em Ambientes Aquáticos Continentais


O estudo dos processos ecossistêmicos é de grande importância para a compreensão do funcionamento dos ambientes aquáticos. Alguns destes processos incluem a ciclagem de nutrientes, balanço de carbono e dinâmica trófica, sendo a atividade planctônica fundamental para ciclo do carbono e remineralização da matéria orgânica em ecossistemas aquáticos. Neste sentido, estudos abordando o tema são fundamentais para a melhor compreensão destes processos, além do entendimento sobre a alteração dos mesmos sob condições ambientais adversas (aumento de temperatura, alteração do aporte de matéria orgânica, eutrofização, etc.).

Dentre as comunidades planctônicas podemos destacar o papel das bactérias, do fitoplâncton e zooplâncton para a ciclagem de nutrientes e produtividade dos ambientes aquáticos. A comunidade de bactérias planctônicas possui importante função ecológica e papel central na ciclagem de nutrientes, atuando principalmente na degradação de compostos orgânicos através de processos bioquímicos, como por exemplo a matanogênese. Além disso, as bactérias compõem uma via alternativa de energia e matéria para níveis tróficos superiores das cadeias alimentares aquáticas por meio da alça microbiana. A comunidade fitoplanctônica por sua vez é responsável por importante parcela da produção primária dos ambientes aquáticos. Por meio dos processos de fixação de carbono pela fotossíntese, o fitoplâncton é a base das cadeias alimentares. Além disso, as microalgas do fitoplâncton influenciam os níveis de nutrientes na água, sendo responsáveis pela maior parte do consumo de fósforo e nitrogênio. Já o zooplâncton constitui os consumidores primários das cadeias tróficas aquáticas. Estabelecem, por meio do consumo do fitoplâncton, o fluxo de matéria e energia dos produtores para os níveis tróficos superiores. Nesse sentido, a produção secundária da comunidade zooplanctônica é uma importante variável para se compreender a produtividade e funcionamento dos ambientes aquáticos. O zooplâncton também atua na remineralização de nutrientes por meio da excreção e é o principal item da dieta de diversos peixes e invertebrados.

O estudo, tanto dos processos por detrás das teias alimentares e ciclos biogeoquímicos, quanto da variação espaço- temporal nestes processos têm como objetivo principal avaliar o papel desempenhado pelas diferentes comunidades no funcionamento dos ecossistemas aquáticos tropicais e subtropicais brasileiros. Nesse sentido, temos realizado diversos estudos experimentais e in situ de forma a compreender a influência de alterações ambientais (por exemplo, alterações na temperatura, salinidade, nível de nutrientes e no regime de precipitações), sobre a atividade das comunidades planctônicas. Alguns resultados já apontam pra importância da diversidade, especialmente a diversidade funcional, para a manutenção dos processos ecossistêmicos frente a alterações ambientais. Nesse sentido, a expansão do conhecimento sobre o real papel das espécies é primordial diante de um cenário de mudanças globais.







<< Anterior                Próximo>>



Voltar ao índice Linhas de Pesquisa