|English


Avaliação de Impacto e Restauração de Ecossistemas Aquáticos


Os pesquisadores do Laboratório de Limnologia também têm, ao longo de sua história, direcionado seus estudos às interferências antrópicas sobre o funcionamento e a paisagem que tange aos corpos hídricos continentais.

A ecologia da restauração, sob a ótica da restauração baseada em processos, e com o uso de ferramentas de biomonitoramento, engenharia natural e geoprocessamento, tem conduzido as pesquisas do laboratório em projetos de recuperação de lagoas costeiras, lagos amazônicos, planícies de inundação e riachos com características e comportamentos distintos.

Neste sentido, a avaliação de impactos antrópicos, assim como projetos de monitoramento ambiental e ensaios de ecologia da restauração e atividades de restauração ecológica têm sido parte expressiva de atividade do grupo voltada à compreensão e o dimensionamento das consequências ecológicas sobre os corpos hídricos.

Por consequência, a compreensão e a quantificação da degradação ambiental nos remetem a um paradigma, este referente a implementação de atividades, que sejam baseadas em aspectos científicos em sinergia com conhecimentos tradicionais, e que resultem em ações diretas e indiretas para a recuperação e o manejo dos ecossistemas aquáticos continentais submetidos a impactos.

Diante disso os pesquisadores do Laboratório de Limnologia têm trabalhado com conceitos de ecologia, geomorfologia, etnobiologia e educação socioambiental através da colaboração acadêmica, na esfera nacional e internacional, com diversos parceiros, entre eles: empresas, agências governamentais, associações de restauradores e outras universidades.

Como fruto deste trabalho, o Laboratório de Limnologia e a UFRJ têm formado praticantes de restauração, biólogos, mestres e doutores, de alta capacitação técnico-científica interdisciplinar.









<< Anterior                Próximo>>



Voltar ao índice Linhas de Pesquisa